Otoplastia para acabar com as orelhas de abano

otoplastiaA otoplastia é uma cirurgia de carácter corretivo que é utilizado em pessoas com orelhas demasiado afastadas da cabeça (conhecido como “orelhas de abano”, restituindo-lhes uma posição mais natural.

Esta intervenção é realizada assim como tratamento de deformidades das orelhas, que, devido ao seu aspeto físico, causam embaraço ou desconforto aos pacientes. Geralmente este desconforto é maior durante as fases de infância e adolescência, no entanto esta intervenção pode ser realizada a partir dos 5 anos de idade. Dependendo do tipo de cirurgia, a otoplastia poderá ser realizada com recurso a anestesia local ou geral.

Mas como é realizada?

Faz-se uma incisão na orelha a partir da sua parte superior, através da qual a cartilagem é moldada e trabalhada para dar a forma pretendida, mais próxima da cabeça, acabando assim com o aspeto “orelhas de abano”. Devido à localização onde a incisão é efetuada, não ficam cicatrizes visíveis .

Utilizações da otoplastia:

Esta intervenção é muito importante, especialmente em crianças, para evitar que esta passe por constrangimentos que poderão no futuro resultar em transtornos do foro psicossocial e que perturbam o desenvolvimento psicológico normal.

Durante a fase escolar, as crianças com esta característica poderão sofrer de provocações ou humilhações por parte dos colegas. É mesmo fundamental que os pais com crianças com este tipo de transtorno estejam atentas ao seu comportamento, principalmente em relação à escola, e caso se verifique o desconforto provocado pelo formato das orelhas, deveram procurar um cirurgião plástico que os possa aconselhar corretamente acerca desta alternativa.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *