Cirurgia estética íntima

cirurgia intima femininaÉ frequente nas mulheres existir uma preocupação com o aspeto físico e estético das suas partes íntimas, para além da preocupação com a sua imagem corporal geral. Felizmente, os cirurgiões têm ao seu dispor um conjunto de ferramentas, técnicas e intervenções (algumas delas de carácter cirúrgico) para poderem ajudar mulheres a sentirem-se melhores com o seu corpo.

Algumas das queixas mais comuns entre as mulheres no que toca ao aspeto às suas partes íntimas são a proeminência na zona púbica devido à acumulação de gordura e a diminuição de volume dos grandes lábios, devido à diminuição da mesma.

Quando há acumulação de gordura, esta pode ser retirada com relativa facilidade recorrendo a uma pequena lipoaspiração, utilizando para isso instrumentos mais pequenos e precisos, retirando a matéria em excesso através de uma pequena incisão que deixa uma cicatriz pouco visível. Por outro lado, no caso de diminuição do volume de gordura, podem ser realizados excertos de gordura de outros locais do corpo da própria paciente, sendo estas cicatrizes igualmente pequenas e pouco visíveis.

Quando o volume dos pequenos lábios é elevado, procede-se à remoção de material até atingir a forma e tamanho pretendidos. Todas estas pequenas intervenções são de recuperação rápida, uma vez que a sua extensão não é muito grande. Os locais ficarão com inchaço durante algumas semanas mas os pacientes podem retomar as suas atividades normais e não precisam de internamento. Estes problemas são de carácter meramente estético, não havendo alterações das funções dos órgãos genitais. Estas intervenções cirúrgicas não têm impacto nos níveis de sensibilidade pois são feitos incisões muito pequenas.

Só nos casos raros de reconstrução complexa dos orgãos externos é que poderão causar algum impacto, uma vez que a sua extensão é muito maior. No caso das pacientes sentirem problemas funcionais, deverão ser acompanhadas por um médico ginecologista para acompanharem a sua situação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *